quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Segunda Lei de Newton ou Príncipio fundamental da Dinâmica

A segunda lei de Newton, também conhecida como o princípio fundamental da dinâmica, faz uma relação da resultante das forças aplicadas em um corpo com a aceleração exercida por ele.

Para compreender como é feita essa relação considere um corpo qualquer e as resultantes das forças exercidas sobre ele  . Essa força resultante vai fazer com que esse corpo sofra uma aceleração , ou seja, irá sofrer uma alteração na sua velocidade.

A direção e o sentido da aceleração desse corpo são os mesmos da força resultante, ou seja, se a força resultante for vertical e orientada para baixo a aceleração terá a mesma orientação, veja figura abaixo:



Se aumentarmos gradativamente a intensidade da força  , a intensidade da aceleração também irá aumentar na mesma proporção, ou seja, podemos dizer que as grandezas forças e aceleração são diretamente proporcionais. Assim, se uma partícula é submetida a uma força F1 ela irá sofrer uma aceleração a1 e se aumentarmos sucessivamente a intensidade dessa força iremos obter o seguinte esquema F1 > F2 > F3 e a1 > a2 > a3. A razão de cada força com sua respectiva aceleração são equivalentes.

F1 = F2 = F3 = m
a1     a2    a3

m é a massa inercial da partícula e pode, de uma forma geral, demonstrar:

F = m → = m . 
a

No SI, a unidade de medida da força é Newton (N) e a unidade de medida da massa é kg e a unidade de medida da aceleração é s2.

Portanto, a segunda lei de Newton assume o seguinte enunciado:

Se uma partícula sofre uma força resultante F, com relação a essa força a partícula irá adquirir uma aceleração a, onde essa força e essa aceleração irão possuir a mesma direção e mesmo sentido, cujo módulo é diretamente proporcional à intensidade da força.

Nenhum comentário:

Postar um comentário